No âmbito das comemorações promovidas pela Fundação Amílcar Cabral em homenagem ao Centenário do nascimento do seu Patrono, entendeu-se urgente disponibilizar na internet documentos e imagens com ele diretamente relacionadas.
Em cooperação com o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, de Portugal, foi possível reunir mais de 7.000 imagens referentes a Amílcar Cabral e à luta de libertação que conduziu na Guiné-Bissau e em Cabo Verde.
Esta documentação, recolhida nos arquivos da PIDE/DGS e que, pela primeira vez, colocamos online na internet, dá a conhecer múltiplos aspectos da vigilância, das provocações e das perseguições de que Cabral e os seus companheiros foram vítimas e, estamos certos, poderemos assim contribuir para novos estudos e investigações sobre o seu percurso, a sua luta e as suas orientações políticas.
Obviamente que os documentos agora divulgados representam, em larga medida, a “visão”, as mentiras e os ardis do regime colonialista e, em especial, da polícia política portuguesa e dos seus mandantes e cúmplices. Mas aqui se poderão encontrar também as actividades e muitos dos principais documentos e directrizes estabelecidas por Cabral ao longo da sua vida e luta.
Estamos convictos de que os leitores deste site poderão aprofundar assim a história dos movimentos de libertação e entender melhor a importância da luta dirigida por Amílcar Cabral e que conduziu, mesmo após o seu assassinato infame, à independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.
É nossa intenção alargar esta plataforma a outros fundos arquivísticos relacionados com o tema, lançando o convite a quanto possuam documentos, fotografias, registos sonoros e audiovisuais que participem na recuperação desses materiais e assim os possam disponibilizar aos estudiosos e ao público em geral.